terça-feira, 27 de abril de 2010

“LER, UM INVESTIMENTO PRÁ VALER!”





NÓS DA ESCOLA CONRADO DOETH INVESTIMOS EM LEITURA! E VOCÊ?

Desde 2007, o assunto leitura vem sendo levado muito a sério na Escola Municipal Conrado Doeth. Sentimos a necessidade de intensificar a prática de leitura. Começamos então a desenvolver o projeto: “LER, UM INVESTIMENTO PRÁ VALER!”
Não podemos mais falar de uma educação de qualidade sem desenvolver um trabalho sério de leitura, ou seja, investir. Investir tempo e recursos, proporcionando diferentes vivências de leitura, em múltiplas linguagens, despertando e cultivando o desejo, o gosto e o hábito de leitura de modo dinâmico e desafiador. em todos os componentes curriculares, estendendo essa prática a toda comunidade escolar (alunos, ex-alunos, familiares, professores, funcionários). Sabemos que são inúmeros os benefícios do incentivo da leitura desde cedo. A leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual e crítico do ser humano. Entendemos que a prática de leitura é condição para o exercício pleno da cidadania. Portanto, leitura é um investimento pessoal.
Algumas ações:
• Rodízio de Bolsas de Leitura. Contém livros, revistas e materiais diversificados e atrativos (seleção de curiosidades, piadas, travalínguas, receitas, parlendas, charadas ...) que “circulam” pelas turmas, permanecendo uma semana em cada turma.
• “Bolsa da Novidade” e outras bolsas que estão disponíveis na Biblioteca da escola. Contém materiais novos, adquiridos via ACPM e doações. Todos os materiais das bolsas são criteriosamente selecionados e em bom estado.
• “Momento LER” na escola. Toda a escola “para para ler” – alunos, professores, funcionários e direção. São 20 min. semanais, com horário pré-estabelecido. O dia da semana é alternado mensalmente.
• Constante reestruturação da Biblioteca para torná-la um espaço mais atrativo e “aberto”, bem como constante ampliação do acervo. A Biblioteca também fica aberta durante o recreio, é um lugar de muito movimento.
• Empréstimo de livros e revistas para alunos, ex-alunos, familiares, funcionários e professores, sem cobrança de taxa de associação.
• Campanha constante de arrecadação de revistas diversas (novas e/ou usadas em bom estado) e ampliação do acervo bibliográfico. A escola sempre procura investir nesse sentido e não mede esforços para alcançar seus objetivos (busca de parcerias, campanhas, participação em projetos, doações...
“Os resultados do projeto são significativos. É gratificante colher os frutos, decorrentes da persistência e envolvimento de todos na escola. É um projeto que demanda muita dedicação e constante aprimoramento de estratégias para ampliar e fortalecer as ações para sua sustentabilidade”, diz a coordenadora do projeto Vera Janete Winkelmann, vice-diretora da escola.

terça-feira, 20 de abril de 2010

sexta-feira, 16 de abril de 2010